vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

LUZ - a luz no pensamento

O iluminismo lutou por uma sociedade baseada na justiça, igualdade e soberania do povo. Os iluministas admitiam a capacidade de os seres humanos tornarem o mundo um lugar melhor. Os temas giravam em torno da liberdade, do progresso e do ser humano. Foi um processo desenvolvido visando corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão.

O iluminismo representou uma nova consciência sobre o valor absoluto do ser humano e sobre a afirmação do seu poder soberano no mundo. Na França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. A burguesia, liderando camponeses e operários, lançou-se contra a nobreza e o clero e assumiu a direção do movimento, que acabou culminando na Revolução Francesa (luta pela liberdade, igualdade e fraternidade), responsável pelo fim das práticas feudais existentes e pela queda de regimes absolutistas-mercantilistas em outras partes da Europa.

Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado. Para divulgar o conhecimento, idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.


Página 50



Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.