vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

HARMONIA - sistemas cromáticos

Em 1963, a empresa Pantone publicou um sistema de identificação de cores para a indústria cosmética. O sistema, no entanto, serviu para diversas áreas de comunicação, artes gráficas, indústria têxtil, indústria de tintas, etc. O guia Pantone consiste em um grande número de pequenos e finos cartões retangulares. Uma determinada página pode conter um certo número de amarelos, por exemplo, variando do claro ao escuro. Assim, podemos pedir à gráfica para utilizar uma determinada cor que é correspondente ao número Pantone.

O 'Natural Color System' (NCS) é o sistema de classificação cromático resultante de uma investigação interdisciplinar desenvolvida na Escandinávia, na década de 1970, e reformulada em 1995, que serve de padrão de referência a muitas aplicações da cor. O NCS baseia-se em seis cores: branco, preto, amarelo, vermelho, azul e verde. O círculo cromático corresponde à seção horizontal entre os dois cones e dispõe as quatro cores elementares: amarelo, vermelho, azul e verde como pontos cardeais. Cada quadrante entre duas das cores elementares foi dividido em cem intervalos iguais, com aproximações às cores cardeais, ou seja, a cor com a notação Y90R (vermelho-amarelado) por exemplo, corresponde a uma cor com 90% de cor pura (vermelho) e 10% da outra cor do quadrante próximo (amarelo), enquanto a cor R10B (vermelho-azulado) corresponde a uma cor com 90% de vermelho e 10% de azul. Em 2004, foram adicionadas mais 200 cores, totalizando 1.950 cores. O sistema permite que se descreva qualquer cor de superfície imaginável e receba uma notação NCS. Isso tornou o sistema de cores um padrão global para a definição, garantia de qualidade e comunicação de cores.

A 'Associação Internacional da Cor' (AIC) é uma sociedade científica internacional cujos objetivos são promover a investigação em todos os aspectos da cor, difundir o conhecimento obtido através desta investigação e promover a sua aplicação à solução de problemas nos campos da ciência, da arte, do design e da indústria, num âmbito internacional. A AIC aspira manter uma colaboração próxima com outras organizações internacionais, como a Comissão Internacional de Iluminação (Commission Internationale de L'Éclairage - CIE) criada em 1913, e a Comissão Internacional de Óptica (International Commission for Optics - ICO) criada em 1946. 
 
Em 1993, formou-se o 'International Color Consortium' (ICC), com a finalidade de criar um sistema de gerenciamento de cores capaz de operar em todos os sistemas operacionais e softwares. A especificação ICC permite a correspondência de cor quando se muda de aplicativos e sistemas operacionais, padronizando todos os processos de exibição e impressão das cores nas imagens digitais.

Página 164

Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.