vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

HARMONIA - sistemas cromáticos

Apesar do grande avanço nas artes visuais, não há uma teoria definitiva para o emprego da cor na pintura, como ocorre com a literatura através das palavras, ou pela música através da grafia musical. A dificuldade em explicar o que era a cor, que só evoluiu com a definição científica da luz, retardou o aparecimento de uma teoria cromática unificada. Atualmente, sabemos com precisão que existem três componentes passíveis de ser modificados sob a influência do meio envolvente de outra cor, são eles, a luminosidade, a saturação e a tonalidade.

Em 1692, um artista holandês conhecido como A. Boogert criou o "Tratado de cores usado para pintura de aquarela", com mais de 800 páginas, mostrando as cores e suas variações com a adição de certas medidas de água. Para ilustrar, ele pintou amostras de diferentes tons de cor e escreveu um índice de todas as cores. O livro foi concebido para ser um guia, mas com a disponibilidade de uma única cópia, provavelmente foi visto por poucas pessoas. O círculo cromático é uma representação de todas as relações possíveis entre as cores primárias, secundárias e terciárias. A estrutura organizacional dos círculos cromáticos é baseada na ordenação das cores encontradas no arco-íris.

Isaac Newton criou o primeiro círculo cromático com sete cores, o mesmo número de notas musicais, sendo elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Em seu círculo cromático, Goethe procurou superar o sistema desenvolvido por Newton utilizando o seu conhecimento sobre os efeitos morais das cores, dando ordem aos seus aspectos estéticos. Os polos opostos, chamados positivos e negativos. Essa polaridade, mais moral do que física, separa as cores em categorias tais como "poderosas", "gentis" e "radiantes", de acordo com cada tonalidade. Ao escrever sua "Doutrina das cores", Goethe utilizou seus conhecimentos de ciências naturais para explicar o fenômeno colorido sob o ponto de vista da arte. Entre 1790 e 1823, documentou o assunto em mais de duas mil páginas, nas quais mostrou o seu sistema baseado na oposição elementar do claro com o escuro. O que Goethe enxergava como uma unidade, Newton via como o todo composto de muitas partes.

Página 157

Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.