vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

CORES - o poder das cores

A cor azul é a favorita de mais da metade da população mundial. Tem a menor rejeição em praticamente todas as culturas. É uma cor que tranquiliza e está associada com a parte mais intelectual da mente (assim como o amarelo) mas, também, está associada a frieza, monotonia e depressão. Expressa a água, o céu e o infinito. Representa o céu diurno e noturno. O azul-marinho nos permite a conexão com nossa parte intuitiva e transmite estabilidade, credibilidade, integridade, seriedade e profundidade. O azul-claro nos faz sentir calma e proporciona suavidade, além de causar um frescor no ambiente. Ventila o espaço. É uma cor que ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias, pensamentos elevados (céu), mistério, gentileza e fluidez (água). É a cor da realeza e da aristocracia (sangue azul). Pode retardar o metabolismo e inibir o apetite. É associada à masculinidade dos bebês.

As palavras-chave da cor azul são: estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade.

Para Eva Heller, azul é a cor da simpatia, harmonia e fidelidade, apesar de ser fria e distante. É a cor de todas as virtudes e a que queremos que permaneça sempre imutável, a que deve durar para sempre. A partir de 1998, quando surgiram, as pílulas para combater a disfunção erétil, como o Viagra, foram chamadas de "maravilha azul". Foi a cor favorita entre os pintores expressionistas. Matisse pintava até tomates azuis. Na moda, é uma cor que possibilita muitas combinações. A cor azul do jeans é a cor da calça de muitas gerações. Na música, o gênero 'blues' esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississippi, Louisiana e Geórgia), quando os escravos cantavam durante o trabalho nas plantações de algodão. 'Blue note' é uma nota musical cantada ou tocada com um timbre ligeiramente mais baixo do que o da escala maior, o que faz com que a nota tenha um som triste e melancólico; a própria palavra "blues", em inglês, é sinônimo de melancolia.

No Brasil, quando uma pessoa diz que está tudo azul, é porque está tudo em ordem, dentro da normalidade esperada. O saldo bancário positivo é azul. Em condições de baixas temperaturas, uma pessoa pode ficar azul de frio.

Para Kandinsky, no livro "Do espiritual na arte", o "azul profundo atrai o homem para o infinito, desperta nele o desejo de pureza e uma sede de sobrenatural (…) à medida que vai ficando mais claro, o azul perde sua sonoridade (…) se quiséssemos representar musicalmente os diferentes azuis, diríamos que o azul-claro assemelha-se à flauta, o azul-escuro ao violoncelo e, escurecendo cada vez mais, lembra a sonoridade macia de um contrabaixo. Em sua aparência mais grave, mais solene, é comparável aos sons mais graves do órgão." Para Kandinsky, a cor azul estava imbuída de qualidades espirituais singulares. A seu ver, o azul podia combinar os sentimentos e a mente inconsciente.

Página 145

Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.