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Trecho do livro AS CORES DA LUZ

CORES - a percepção das cores

O espectro visível cobre uma extensão de cores que varia continuamente desde o vermelho ao violeta. Neste espectro há geralmente uma divisão em sete cores, a que correspondem determinados intervalos de comprimento de onda. Assim, a luz solar é formada pelos diferentes comprimentos de onda que os corpos absorvem ou refletem de forma distinta, de modo que, quando uma substância reflete todos os comprimentos de onda, se diz que é branca. Se, pelo contrário, absorve todos os comprimentos de onda, diz-se que é negra. Da mesma maneira, se uma substância absorve todos os comprimentos de onda menos os referentes a uma determinada cor, então essa é a sua cor. Por exemplo, um livro azul observado à luz branca absorve todos os seus componentes, exceto o azul que o reflete. Este processo é designado por processo subtrativo, uma vez que a cor final é a que permanece depois da absorção das restantes cores. Uma luz colorida contém três propriedades importantes: tonalidade, saturação e luminosidade.

Tonalidade (matiz) é a característica que diferencia uma cor da outra. Fisicamente, é o intervalo de longitude de onda entre o qual se pode ver uma determinada cor. Na prática, é a característica que faz com que se possa reconhecer uma cor como vermelha, uma outra como azul, e assim por diante.

Saturação (croma - pureza) se refere à cor "pura", sem adição de branco ou preto. Quanto mais pura a cor, mais saturada ela será. A saturação é percebida como intensidade da cor (pureza da cor). A saturação é a gradação cromática da tonalidade, em uma escala que vai do branco ao preto. Uma cor 'pálida' (misturada com branco) é pouco saturada. Pode-se diminuir a saturação de uma cor pela mistura com o cinza. Quanto mais cinza misturamos em uma cor, menos pura ela será.

Luminosidade (valor - brilho) também é chamada de claridade. Refere-se à quantidade de luz percebida. A cor amarela, por exemplo, é mais luminosa que a cor azul. Uma cor pode variar também em sua luminosidade própria. Misturando branco ou preto a uma cor, tornaremos a cor mais luminosa ou mais escura, independentemente de sua saturação. Pela luminosidade se identifica o maior grau de claridade ou obscuridade de uma cor. Contudo, quase nunca se vê uma cor como ela realmente é (como ela é fisicamente). Isso faz com que a cor seja o meio mais relativo dentre os empregados pela arte.

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Fernando Dassan


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