vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

CORES - a percepção das cores

O poeta e cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi um grande pesquisador sobre a natureza das cores e ficou fascinado pela tradição colorística das pinturas renascentistas, com as quais teve contato em sua viagem à Itália entre os anos de 1786 e 1788. A "Doutrina das cores" de Goethe foi originalmente publicada em 1810. Ele reformulou a teoria das cores de uma maneira inteiramente nova, sendo o primeiro a ousar confrontar as ideias de Newton sobre luz e cor. Newton via as cores como um fenômeno puramente físico, envolvendo a luz que atinge objetos e penetra nossos olhos. A divergência de Goethe em relação a Newton não se reduz a uma disputa pessoal, pois acabou envolvendo uma polêmica entre o idealismo alemão e os físicos newtonianos. Na verdade, o pano de fundo é o confronto de dois modos completamente distintos de pensar a natureza. De acordo com a formulação de Goethe, luz, sombra e cor deveriam coexistir para o surgimento da visão, como ele afirmava: "a claridade, a obscuridade e a cor constituem, juntas, os meios que possibilitam à vista diferenciar os objetos e suas diversas partes." 

Para Goethe, as cores variam entre o branco e o preto (claro e escuro). A cor amarela é a primeira que surge quando o branco (claro) é escurecido. No lado oposto, a cor violeta é primeira quando se clareia o negro (escuro). O amarelo e o violeta formam dois polos de um sistema de pares de cores opostas, seguidos por outros pares: azul e laranja, e verde e vermelho-rosado (magenta).
De acordo com Goethe, a cor alaranjada seria o escurecimento da cor amarela e a cor azul seria obtida pelo clareamento do violeta. Seguindo o processo, a cor magenta seria determinada pelo escurecimento da cor alaranjada e o verde seria obtido pelo clareamento da cor azul. Dispostas em forma de círculo, as seis cores de Goethe expressam um sistema harmônico, cujas cores opostas (cores complementares) equilibram-se entre si. Segundo ele, as cores podem ser determinadas pela oposição (polaridade); ação e privação; luz e sombra; força e fraqueza; claro e escuro; quente e frio; proximidade e distância; repulsão e atração. 

Página 115

Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.