vimeofacebookinstagrame-mail

Trecho do livro AS CORES DA LUZ

LUZ - a origem da luz



Em muitas mitologias, a luz se faz instantaneamente, como em um passe de mágica, e proporciona aos humanos a experiência da visão. Na mitologia cristã, por exemplo, Deus ordena que se faça a luz e a luz se faz. O Antigo Testamento da Bíblia relata que a criação da luz produziu o primeiro dia, enquanto o Sol, a Lua e as estrelas foram acrescentados somente no terceiro dia.

Na mitologia tupi-guarani, o deus supremo Nhamandu – o criador do universo –, gera a luz a partir do brilho que emana do seu coração. Na Amazônia brasileira, os índios caiapós dizem que o universo é formado por diversas camadas, espalhadas em diferentes níveis, de maneira que o céu de um mundo é o chão de outro. Assim, ao olhar para o céu estrelado, eles observam o brilho das fogueiras dos caiapós que moram no mundo imediatamente acima do deles; da mesma forma, suas fogueiras são estrelas para os povos que vivem em um nível abaixo.

É interessante destacar a analogia de que por ocasião do nascimento, não se dá luz ao filho, mas sim o filho à luz, porque o bebê, que se desenvolveu na escuridão do ventre materno, é entregue à luz do mundo com o parto.


Página 17





Fernando Dassan


© 2020 All rights reserved.